Festival Desculpe Incomodar na Casa Cristo do Bem em Parceria com o CREAS

Falar do Festival Desculpe Incomodar como uma iniciativa de promoção e encorajamento da emancipação das pessoas em situação de rua através da arte e da cultura tem sido um trabalho construído ao longo deste ano de 2019 pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O nome Desculpe Incomodar foi pensado justamente como um processo de reflexão já no título do evento, pois, é uma frase rotineiramente utilizada por pessoas em situação de rua ao tentar a abordagem para que possa ser ouvido.

Desculpe Incomodar o silêncio de sua viagem…
Do seu almoço…
Do seu passeio…

Encorajados e com um time potente no comitê organizador foi realizado em maio deste ano um seminário com mesmo nome e temática para servir de termômetro da aderência do nosso público, pois, a proposta deste evento é de dar ouvidos e voz a quem melhor do que ninguém pode falar sobre a vulnerabilidade que é viver e estar nas ruas.

O seminário conseguiu reunir aproximadamente mil pessoas em uma tarde de oficinas culturais e rodas de debate acontecendo simultaneamente nas dependências da Biblioteca Parque estadual, localizada no centro do Rio de Janeiro, lugar historicamente com alta concentração de pessoas em situação de rua.

Graças ao bom resultado do seminário avançamos para o festival que abrangerá mais parceiros por dois dias, sendo estes 04 e 05 de outubro cuja abertura será da Sala Cecília Meireles e o encerramento no Espelho d’agua do Museu do Amanhã com um desfile de moda, aonde os modelos serão , mais uma vez, as pessoas em situação de rua.

O Festival terá o ponto de partida no dia 04/10 às 10h na sala Cecília Meireles e no Rio Comprido será às 14 horas na Casa cristo do Bem.
O encerramento será no dia 05/10 no espelho d’água do Museu do Amanhã a partir das 16h com a 3ª Edição do Concurso Miss e Mister rua.